sábado, 10 de abril de 2010

Filtro de Linha x Estabilizador

Sobre a importância do uso dos estabilizadores.

Contrariando a nova modinha que há na internet, que prega que o uso dos estabilizadores é totalmente dispensável, iremos aqui ressaltar a importância do uso do mesmo.

Então iremos colocar aqui as principais características do filtro de linha x estabilizador.

Filtro de Linha:
Ao ligarmos um liquidificador ou um motor de uma geladeira ser acionado, por exemplo, é comum vermos um chiado ou interferência na televisão, ou uma oscilação das lâmpadas de energia. Este fator ocorre devido a algo chamado transiente, ou seja, podemos entender por transiente um surto de tensão elétrica que ocorre num intervalo de tempo muito pequeno, ocasionado em geral por motores elétricos, reatores ou relés.
O problema com o transiente é que aparelhos eletrônicos em geral, em especial os computadores, possuem componentes muito sensíveis a esse tipo de ruído elétrico. Para resolver esse problema, podemos usar o tão famoso Filtro de Linha, que serve para atenuar os ruídos elétricos, muito embora as fontes de alimentação dos computadores já exerçam esse papel.

Estabilizadores:
A rede elétrica está sujeita está sujeita a oscilação de tensão. Como assim? Por exemplo, se sua casa tem uma tenção de 110 V, ela pode variar dentro de um padrão “aceitável” que vai desde 95 V até 120 V. Essa variação pode ser explicada por diversos fatores, como horários de pico, sobrecarga de transformadores etc. Mas se tratando de Macapá, basta reconhecermos que temos uma companhia elétrica medíocre.
Então, se essa tensão está abaixo do padrão aceitável, ela pode ocasionar um mau funcionamento do computador, se estiver acima pode até mesmo danifica-lo. Para isso existe os estabilizadores, para atenuar essas oscilações, coisa que um filtro de linha, por exemplo, não faria. É importante ressaltar que os estabilizadores atuais também têm um filtro de linha.
Na compra te um estabilizador, é importante analisar sua potência, que é expressa em volt-ampère (VA). Um estabilizador comum geralmente possui 1.000 VA, suficiente para suportar um computador, monitor e uma impressora a jato de tinta.

O ideal mesmo seria ter um no-break, pois além de regular a tensão e atenuar os ruídos elétricos, ele pode manter a alimentação do equipamento caso haja queda no fornecimento de energia, por alguns minutos ou até mesmo por horas.
Dedico ao meu amigo DDD, que é um fã incondicional dos filtros de linha.